Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos
Início do conteúdo da página

Projetos

Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 17h24 | Última atualização em Sábado, 17 de Setembro de 2022, 13h58 | Acessos: 1568

 

 

Projetos de Pesquisa e Extensão

 

2018

Sindactilia em suínos: caracterização do gene LRP4 e do cromossomo Y (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto).

Metabólitos secundários de plantas da caatinga e sua influência sobre os parâmetros fermentativos ruminais (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Anaiane Pereira de Souza).

Conhecendo o curso de Zootecnia-IETU/Unifesspa, Campus de Xinguara-PA (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Caroline Nebo).

 2019

Grupo de Estudos em Bovinocultura do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (BovIETU) (Extensão – Coordenadores: Profa. Dra. Anaiane Pereira de Souza e Prof. Dr. Lucas Jacomini Abud).

Caracterização de aspectos produtivos e sanitários da criação de peixes de municípios da microrregião de Redenção do Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Caroline Nebo).

Caracterização do perfil dos produtores e consumidores de hortaliças do município de Xinguara-PA (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Caroline Nebo).

Avaliação da expressão de genes e imunolocalização de proteínas relacionadas ao reconhecimento materno da gestação em ovelhas submetidas a diferentes tratamentos de sincronização do estro (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Cleidson Manoel Gomes da Silva).

Confecção de peças anatômicas a partir da clonagem de órgãos reais utilizando materiais sintéticos de baixo custo (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Cleidson Manoel Gomes da Silva).

Ajuste de modelos não lineares e estimativas dos parâmetros para crescimento corporal e produção de ovos de codornas de corte e postura (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Daiane de Oliveira Grieser).

Avaliação dietética de óleos vegetais de origem amazônica, como melhoradores da saúde e desempenho de suínos (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Érika Rosendo de Sena Gandra).

Grupo de Estudos em Reprodução Animal nos Trópicos – GERAT (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Lucas Jacomini Abud).

Fornecimento de assistência técnica voltada prioritariamente para a implementação das boas práticas agropecuárias, obtenção higiênica do leite e capacitação de pequenos produtores rurais domiciliados em assentamentos que compõem a originação e captação de leite do laticínio Seletto (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes).

Auxílio às boas práticas de ordenha e de manejo sanitário aos pequenos produtores de leite no município de Xinguara e circunvizinhos (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Pedro Ancelmo Nunes Ermita).

Laboratório de Diagnóstico Parasitológico (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Pedro de Souza Quevedo).

Medicina Veterinária e suas possibilidades (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa).

Grupo de Estudos em Clínica de Pequenos Animais – PETMED (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Saura Nayane de Souza).

Leishmaniose visceral: conhecimento do nível de informação da comunidade e contribuição para o estabelecimento de medidas socioeducativas em Xinguara-PA (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Sebastiana Adriana Pereira Sousa).

2020

Formação de banco de DNA de amostras de suíno casco-de-burro do Sul e Sudeste do Pará (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto).

Caracterização das rações utilizadas em confinamentos de bovinos de corte no município de Xinguara Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Anaiane Pereira de Souza).

Práticas de manejo alimentar e características de desempenho em confinamentos de bovinos de corte da região sul e sudeste do Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Anaiane Pereira de Souza).

Caracterização de Rações e Práticas de Manejo Adotadas em Confinamentos de Bovinos de Corte na Região Sul e Sudeste do Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Anaiane Pereira de Souza).

Aquaponia: uma alternativa de produção sustentável para agricultores familiares e comunidades escolares (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Caroline Nebo).

Gestão de Propriedades de Codornas de Corte (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Daiane de Oliveira Grieser).

Desmistificação do consumo de carne de frangos e ovos no município de Xinguara, Pará (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Daiane de Oliveira Grieser).

Perfil dos consumidores de ovos no município de Xinguara, Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Daiane de Oliveira Grieser).

Grupo de Pesquisa Em Avicultura – AviA (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Daiane de Oliveira Grieser).

Avaliação de óleos funcionais na dieta de novilhas leiteiras (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Érika Rosendo de Sena Gandra).

Quitosana na alimentação de coelhos (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Érika Rosendo de Sena Gandra).

Prevalência da anemia infecciosa equina em Eldorado do Carajás, Pará (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Henrique dos Anjos Bomjardim).

Avaliação epidemiológica, clínico-patológica e tratamento de afecções podais em bovinos criados a pasto na região Sul do Pará (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Henrique dos Anjos Bomjardim).

Características Reprodutivas de Touros Taurinos Adaptados aos Trópicos (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Lucas Jacomini Abud).

Diagnóstico de situação e operacionalização de treinamentos direcionados a implantação de boas práticas de manejo e princípios de 5S em confinamentos da região sul do estado do Pará (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes).

Impacto de políticas públicas no desenvolvimento da originação de leite na região do município de Sapucaia e Xinguara no estado do Pará (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes).

Diferentes taxas de infusão na hidratação enteral em equinos - efeitos sobre a volemia (Pesquisa– Coordenador: Prof. Dr. Pedro Ancelmo Nunes Ermita).

Tratamento da acidose metabólica hiperclorêmica experimental com acetato de sódio administrado em fluxo contínuo por via nasogástrica em equinos (Pesquisa– Coordenador: Prof. Dr. Pedro Ancelmo Nunes Ermita).

Software de Gestão de Laboratório de Diagnóstico Veterinário (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Pedro de Souza Quevedo).

Conhecimento dos Profissionais de Saúde sobre a doença de chagas (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Pedro de Souza Quevedo).

Isolamento e caracterização genética de Trypanossoma sp. em búfalos domésticos (Bubalus bubalis) do Sudeste do Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa).

Bovinos e bubalinos mantidos sob diferentes condições de manejo na Amazônia (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa).

Frequência de anticorpos e fatores de riscos associados à infecção por Leptospira sp em búfalos domésticos (Bubalus bubalis) no Sudeste do Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa).

Avaliação do bem-estar e da posse responsável de animais de companhia na área urbana do município de Xinguara (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Saura Nayane de Souza).

Campanha de conscientização contra o crime de maus-tratos aos animais (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Saura Nayane de Souza).

Grupo de estudos em clínica de pequenos animais – PETMED (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Saura Nayane de Souza).

Frequência de Dermatófitos em Animais de Companhia Atendidos em Clínicas Veterinárias do Município de Xinguara-PA e sua Implicação em Saúde Pública – (Pesquisa - Coordenadora: Profa. Dra. Sebastiana Adriana Pereira Sousa).

2021

Estudo de características produtivas, reprodutivas e de genes de interesse econômico em diferentes sistemas suinícolas no estado de Pernambuco (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto).

Plantas medicinais da Amazônia com utilização na piscicultura (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Caroline Nebo).

Espécies nativas de interesse econômico em sistema de aquaponia: bases para produção sustentável de alimentos piscicultura (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Caroline Nebo).

Avaliação Morfológica do Parênquima Testicular e de Células Espermáticas de Cães naturalmente infectados com Leishmania (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Cleidson Manoel Gomes da Silva).

Programa de Castração de Cães e Gatos (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Dayana Alersa C. Ferreira Ermita).

Perfil dos consumidores de ovos na microrregião de Redenção, Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Daiane de Oliveira Grieser).

Melhoradores de desempenho sustentáveis nas dietas de codornas de postura (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Érika Rosendo de Sena Gandra).

AgroResidência em Qualidade do Leite e Produção Animal Sustentável no Trópico Úmido (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes).

2022

Caracterização genética e fenotípica de Apis Mellifera sp. visando ao melhoramento genético participativo (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto).

Semeando Sonhos (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Daiane de Oliveira Grieser).

Desmistificação da produção de suínos e o consumo de sua carne em municípios do sul e sudeste do Pará (Extensão – Coordenadora: Profa. Dra. Érika Rosendo de Sena Gandra).

Uso de Inoculantes em Silagem de Grão de Milho Reidratado: Uma Alternativa na Nutrição de Suínos (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Érika Rosendo de Sena Gandra).

Estudo Anatomopatológico de Vísceras e Tecidos Condenados de Bovinos Abatidos em Abatedouros de Xinguara (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Hassan Jerdy).

Descrição microscópica de tegumento de raia de fogo (Potamotrygon motoro) (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Hassan Jerdy).

Estudo de varíola em suínos no sul e sudeste do Pará (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Henrique dos Anjos Bomjardim).

Avaliação do efeito do óleo de girassol ozonizado e bagging de ozônio sobre o tratamento de afecções podais em bovinos (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Henrique dos Anjos Bomjardim).

Pesquisa Produtividade e Qualidade da Silagem de Milho Sob Três Doses de N com ou Sem Inoculante (Pesquisa – Coordenador: Prof. Dr. Jonahtan Chaves Melo).

Biomarcadores fisiológicos, hemograma e bioquímica sanguínea de equinos submetidos ao treinamento para provas de laço ou três tambores (Pesquisa– Coordenador: Prof. Dr. Pedro Ancelmo Nunes Ermita).

Cento de Estudo e Diagnóstico de Enfermidades Infecciosas e Parasitárias dos Animais (CEDIPA) (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Pedro de Souza Quevedo).

Avifauna e Mastofauna vitimada em uma área de supressão para exploração mineral na Amazônia Oriental (Pesquisa– Coordenador: Prof. Dr. Pedro de Souza Quevedo).

Plantando o amanhã (Extensão – Coordenador: Prof. Dr. Pedro de Souza Quevedo).

Validação de analisador portátil para a determinação quantitativa do volume globular e da concentração de hemoglobina em búfalos (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa).

Frequência de anticorpos contra Neospora caninum em búfalos domésticos (Bubalus bubalis) do Sudeste do Pará (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa).

Validação de analisador portátil para a determinação quantitativa da glicemia em búfalos domésticos (Bubalus bubalis) (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa).

Aspectos ultrassonográficos de rins de cães com leishmaniose visceral naturalmente infectados no município de Xinguara-PA (Brasil) (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Saura Nayane de Souza).

Implantação da Unidade Demonstrativa de Plantas Forrageiras: o campo agrostológico como sala de aula (Pesquisa – Coordenadora: Profa. Dra. Valdinéia Patrícia Dim).

Fim do conteúdo da página