Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

  • Publicado: Segunda, 07 de Setembro de 2020, 12h36
  • Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 15h57
  • Acessos: 298

9 de setembro Dia do Médico Veterinário

 Paulo Vinícius da Costa Mendes

Coordenador do Curso de Medicina Veterinária/UNIFESSPA campus de Xinguara-PA

 

Dia 9 de setembro comemora-se no Brasil o dia do Médico Veterinário. Este profissional transita entre as ciências agrárias e de saúde e atua na produção animal, medicina animal e saúde pública. Foi no dia nove de setembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas, criou a normatização para a atuação do Médico Veterinário e para o ensino da profissão no país.

O ano de 1968 também é considerado um marco regulatório, pois trouxe para a Medicina Veterinária a atenção que ela merece e protagoniza junto com as demais profissões o desenvolvimento do Brasil. Mais especificamente a data de 23 de outubro de 1968, quando foi sancionada a Lei nº 5.517, que regulamentou o exercício da Medicina Veterinária e criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, conhecidos hoje como Sistema CFMV/CRMVs, transferindo para a própria classe a função de fiscalizar o exercício da profissão. Com a lei, o país não só ganhou uma legislação à altura das responsabilidades dos profissionais que se dedicam aos cuidados dos animais e produção animal, como também abriu espaços para sua participação cada vez mais imprescindível na promoção da saúde pública e no desenvolvimento da indústria agropecuária nacional. Hoje a Medicina Veterinária possui mais de 80 áreas de atuação.

O Brasil realmente avançou muito na área da Medicina Veterinária nas últimas décadas. Conquistas que só foram possíveis graças a cada Médico Veterinário que atua, de forma incansável, pelo bem-estar das pessoas e dos animais, respeitando o meio ambiente, seguindo o conceito de Saúde Única. Ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, a Medicina Veterinária revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Tanto que Louis Pasteur foi categórico:

 

“Si le médecin soigne l’Homme, le Vétérinaire soigne l’Humanité”.

 

Continuamos avançando. Em agosto deste ano, o CFMV aprovou, na Conferência Nacional de Saúde (CNS), moção incorporando o conceito Saúde Única nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas ações de vigilância em saúde e atenção básica. O objetivo é promover a integração da saúde humana, da saúde animal e da saúde ambiental, visando à prevenção de doenças e agravos, como febre amarela, dengue, leishmaniose, salmonela e acidentes causados por serpentes e escorpiões. Após quatro anos de trabalho e articulação do CFMV, o Ministério da Educação (MEC) homologou em 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação de Medicina Veterinária, deixando clara a necessidade da inclusão das questões de Saúde Única, de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e da importância do bem-estar animal nos componentes curriculares. Como pode ser constatado, temos muito a lembrar e a comemorar. Graças ao empenho de cada profissional foram alcançadas inúmeras conquistas. Mas não podemos nos esquecer que ainda há muito a ser feito. E para isso, retomo as palavras do juramento dos Médicos Veterinários. É com elas que seguimos firmes na nossa caminhada.

Parabéns a todos os Médicos Veterinários e para destacar esta data os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIFESSPA campus de Xinguara PA prepararam um evento de “Alusão” ao dia do Médico Veterinário seguindo a programação abaixo:

 

Programação:

 

09/09/2020 

 

  • O Médico Veterinário como Profissional da Saúde Pública

 Convidada: Dayane Lima Médica Veterinária

 Secretária de saúde de Santarém PA

Horário: 16h15min às 16h50min

Mediadora: Profa. Dra. Sebastiana Adriana Pereira Sousa

Professora do curso de Medicina Veterinária UNIFESSPA Campus de Xinguara PA

 

  • O Médico Veterinário na Área da Docência

Convidado: Prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes

Coordenador do curso de Medicina Veterinária UNIFESSPA Campus de Xinguara PA

Horário: 17h às 17h30min

Mediadora: Profa. Dra. Saura Nayane de Souza

Presidente do NDE do curso de Medicina Veterinária UNIFESSPA Campus de Xinguara PA

 

A transmissão no dia 09/09/20 será pelo canal do YouTube: /Camvet Unifesspa

 

10/09/2020

 

  • Expectativa, na Visão do Produtor Rural, da Formação em Medicina Veterinária no Sul do Pará

Convidado: Dr. Joel Carvalho Lobato

Presidente do Sindicato Rural de Xinguara PA

Horário: 19h às 20h

 

  • A Missão do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará

Convidada: Dra. Nazaré Fonseca

Membro do CRMV/PA

Horário: 20h às 21h

 

Mediador: Prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes

Coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIFESSPA Campus de Xinguara PA

 

A transmissão no dia 10/09/2020 será feita no canal do YouTube: /Javardos

 

  • Inscrições:

O evento possui vagas limitadas, dessa forma o público interessado em participar, deve realizar sua inscrição por meio da plataforma SigEventos (https://sigeventos.unifesspa.edu.br/), respeitando o período de 31/08/2020 à 08/09/2020. A inscrição para discentes com vínculo na Unifesspa é realizada utilizando o login e senha de acesso do Sigaa, já para usuários externos à Unifesspa é necessário criar cadastro na plataforma. O link de acesso para as palestras será disponibilizado na biografia do instagram @camvetunifesspa nos dias do evento.

O acesso aos certificados só será liberado após o término do evento, com a verificação da lista de presenças de todos os inscritos que tiverem participado por completo das programações do evento (09/09/2020 e 10/09/2020).

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página