Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > I SEMANA ACADÊMICA DO IETU: pesquisa, ensino e extensão no trópico úmido

I SEMANA ACADÊMICA DO IETU: pesquisa, ensino e extensão no trópico úmido

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 13h34
  • Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 09h41
  • Acessos: 901

No período de 20 a 23 de novembro de 2019, o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) realizou sua primeira Semana Acadêmica, cujo tema de fundo era a pesquisa, o ensino e a extensão no trópico úmido. Foi um momento de grande interação entre os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, História e Geografia do IETU. O evento foi recheado de muitas palestras, minicursos e mesas redondas, onde pudemos discutir variados temas acerca de nossa profissão, da melhor compreensão da inclusão da UNIFESSPA na sociedade, bem como apresentar assuntos que ainda serão abordados no decorrer do curso, além, é claro, da possibilidade de publicação de resumos dentro do cronograma da Semana Acadêmica.

AS PALESTRAS

O primeiro dia de atividades da Medicina Veterinária na I Semana Acadêmica começou com uma manhã de palestras que possibilitaram o vislumbre da atividade profissional em variados campos. A primeira palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Lucas Abud e trato da PUBERDADE EM VACAS E OS FATORES QUE A INFLUENCIAM.

O professor Lucas (a direita na imagem 1), apresentou de maneira ampla e muito acessível os principais fatores associados à puberdade precoce e seus impactos na produção.

A segunda palestra contou da participação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), representada pela fiscal agropecuária  a médica veterinária Elizabeth Patricia Lopes Rendeiro (imagem 2), que apresentou "As ações da ADEPARÁ e a campanha de vacinação contra febre aftosa". Foi um momento de ampla discussão, não somete sobre o tema em tela, mas das atividade desempenhadas pela ADEPARÁ, em todo o estado paraense.

Concluindo a manhã de atividades da medicina veterinária, o prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes nos atualizou sobre "As novas regulamentações para a qualidade do leite: Instruções normativas 76 e 77 de 2018". Pouco se aborda sobre o potencial produtor de leite que é o Sul e Sudeste do Pará, entretanto nossa Região tem uma bacia leiteira importante, sendo Xinguara o município que tem a segunda maior produção de leite no estado. Desta forma, nada mais adequado que trazer essas novas exigência legais a luz de uma ampla discussão e assim demonstrar a importância do segmento na economia, bem como uma linha profissional que merecerá atenção de nosso egresso.

Apesar da participação da medicina veterinária ter ficado apenas no dias 22 e 23 de novembro, foi possível um grande aproveitamento das ações e um feedback muito positivo dos discentes que se fizeram presentes.

Na tarde da sexta (22), foram realizadas duas mesas redondas, onde após uma breve discussão foi possível realizar um amplo e proveitoso debate entre professores e discentes. Este modelo foi adotado com o intuito de trazer os futuros profissionais para mais próximo de uma situação cotidiana, onde a troca de informações ocorrer intensamente e menos mediada.

Mesa 1 - Leishmaniose visceral: um inimigo em ascensão

Profa. Dra. Saura Nayane de Souza – UNIFESSPA

Aspectos clínicos e laboratoriais da leishmaniose visceral em cães

Profa. Dra. Sebastiana Adriana Pereira Sousa – UNIFESSPA

Aspectos epidemiológicos e clínicos da leishmaniose visceral em gatos domésticos

MV. Rafael Nery da Silva – Prefeitura municipal de Xinguara-PA

Situação epidemiológica da leishmaniose visceral em cães no município de Xinguara- PA e medidas de controle realizadas

-----

Ercilene Feller – Coordenadora de educação em saúde da Prefeitura municipal de Xinguara-PA

Epidemiologia e fluxo de atendimento de casos de leishmaniose visceral em humanos no município de Xinguara-PA

Na oportunidade, foi discutido acerca de pontos como agente etiológico da doença, possíveis reservatórios, métodos de diagnóstico, tratamento e principalmente formas de prevenção e controle direcionadas para animais e humanos. O evento contou com a presença do médico veterinário Rafael Nery da Silva, atuante na prefeitura municipal de Xinguara-PA, da enfermeira Ercilene Feller, coordenadora de educação em saúde do referido município, e das professoras Dra. Saura Nayane de Souza e Dra. Sebastiana Adriana Pereira Sousa do IETU/Unifesspa

Mesa 2 - Resistência bacteriana

Prof. Dr. Pedro Ancelmo nunes Ermita - UNIFESSPA

Escolha racional dos antibacterianos sem o aporte laboratorial em grandes animais

Profa. Dra. Erika Rosendo de Sena Gandra - UNIFESSPA

Uso de antibacterianos na melhora do desempenho produtivo

Prof. Dr. Paulo Vinícius da Costa Mendes - UNIFESSPA

Resíduos de antibacterianos em produtos de origem animal

A temática em tela é de responsabilidade sumária dos profissionais da medicina veterinária, por ter efeito direto em saúde pública. A resistência bacteriana é uma realidade e compõem atualmente motivo de grande preocupação e debate científico, em todo mundo, sobre estratégias de controle. É base indispensável na formulação de medidas sanitárias que adotam o modelo de SAÚDE UNIFICADA (one health), modelo este que está em franca disseminação em todos os países sob jurisdição da Organização Mundial da Saúde.

registrado em: